sexta-feira, 11 de junho de 2010

Diego e não Pelé

Bem, essa é uma discussão antiga, eu não vi o Pelé jogar e pouco pude ver Maradona jogar, um pouco em 94 mas já estava em fim de carreira e nesse mundial foi pego por dopping, mas o assunto não é esse. Como a internet possui vários videos disponíveis e eu como fã de futebol assisti vários videos sobre os dois.
Sem duvidas são os dois melhores jogadores que o mundo já viu, mas na minha opinião o Diego leva vantagem na disputa.
Eu primeiramente o considero um jogador mais completo que o Pelé, além de boa finalização agilidade, velocidade e bom posicionamento características dos dois jogadores, Diego sabia cobra faltas e escanteios como poucos além disso uma visão de jogo extremamente eficiente, como se ele sem olhar pro lado já soubesse onde estava cada jogador e conseguia colocar a bola onde desejava.
Outro fato é que Diego ganhou uma copa do mundo praticamente sozinho em 86 realizada no México, os nomes de expressão da seleção eram apenas Maradona, Burruchaga, Passarela e Ruggeri sendo os dois últimos zagueiros e ainda marcou o gol mais bonito de todas as copas sobre a Inglaterra no jogo do polemico gol de mão, Além disso só não tem o título de 78 no currículo por imposição do técnico argentino da época em convoca-lo pois ainda era muito novo mas já brilhava pelo Argentinos Jr. Enquanto nas 3 copas em que Pelé foi campeão pelo Brasil sempre esteve ao lado de grandes jogadores que faziam boa parte do serviço. Dessas 3 copas a de 62 ele se machucou no inicio da competição e não disputou mais a copa.
Falando da carreira de clubes, Maradona simplesmente levantou o Napoli, um time considerado mediano a baixo na Itália, e o levou a glória, conquistando o Campeonato Italiano, uma copa da Itália e Uma Copa EURO, todos títulos inéditos do clube.
Por fim o último fato que considero é que o futebol da época do Péle e do Diego eram diferentes. Na década de 50 até o fim da década de 70 era comum ver uma partida terminar 4x3 ou 5x2, com o tempo os esquemas táticos foram entrando no futebol e a impressão que eu tenho é que a defesa foi o setor que mais evoluiu no futebol, o estilo de marcação entre outras. Eu acredito que na época do Pelé era mais fácil ser atacante, sem duvidas que se ele jogasse nos tempos de hoje seria um dos melhores, só não acredito que seria tão brilhante e que marcaria tantos gols.
Esse é o meu ponto de vista sobre os dois jogadores Acredito que Diego foi melhor.
A seguir dois videos da FIFA contando a História em copas dos dois jogadores.



Nenhum comentário:

Postar um comentário